Jaca: Uma fruta incoerente.

by Victor

Hoje comi jaca pela primeira vez na vida. Não digo que foi a última, mas acredito que esse evento vai demorar um pouco pra se repetir. Enfim, o gosto da coisa não é dos piores, na verdade o que me inquietou foi a aparente incoerência da fruta.

Jaca, fruta que parece um alien

Jaca, fruta que parece um alien

Parece um alien quando é aberta. Tem uma casca grossa, uma cola e sementes de tamanho médio, envolvidas por uma coisa fibrosa, porem comestível. Ou engolível, porque na minha concepção é necessário mastigar pra dizer que comeu, o que não é o caso. A fibra que envolve a semente é imastigável! E a árvore é enorme, não é como a melancia que cresce de uma planta rasteira, no chão. E tudo isso me faz crer que a jaca é uma

fruta incoerente.

Não é barato, metabolicamente falando, produzir frutos. São cheios de açucares e outras substâncias que dão cheiro e gosto agradável a eles. Mas as plantas não gastam energia e matérias primas pra fazer uma fruta por serem muito legais e gostarem de agradar os animais que se alimentam de seus frutos. Na verdade  fruto de uma planta é útil pois causa a dispersão das sementes da planta.

Essa é de fato uma fruta estranha

Jaca, fruta que parece um alien

Se imagine uma árvore filhote,  de uma espécie que não adota nenhuma esratégia de dispersão de sementes e que, portanto  germinou bem em baixo de sua mãe. Basicamente você estará ferrado ! Vai ter que competir com sua mãe que é bem maior e pega toda a luz e nutrientes pra ela, além de participar de um amontoado de árvores de uma mesma espécie tornando-as mais suscetíveis as doenças, pragas e zicas em geral.

Fica claro então que as plantas dão frutas para os animais para que eles as comam e levem as sementes pra bem longe. Mas a jaca é uma fruta rica em um visgo, além de ser enorme e crescer em uma árvore bem alta. Aparentemente pra algum bicho dispersar as sementes ele tem que subir lá em cima da árvore, abrir a fruta, escapar do visgo e conseguir comer a semente junto com a parte fibrosa imastigável, sem mastigar nenhuma das duas, pra não destruir a semente e porque o resto não dá pra mastigar mesmo.

Mas talvez a jaqueira tenha como estratégia de dispersão de sementes as frutas caídas no chão. E isso explica o cheiro. Um pé de jaca, em época de jaca, produz tanto fruto que eles caem e ficam fedendo no chão. Talvez o cheiro forte sirva pra atrair animais que possivelmente vão comer as frutas do chão e assim vão espalhar as sementes. E você, o que acha ? A jaca é uma fruta incoerente ?

A árvore que produz isso tudo.

Leia também:

- UOL Tablóide Critica: o Editor experimenta a jaca (arrrrrrgh!)

- Labutando com a jaca

-Como tirar cola de jaca?

-http://www.brasilcult.pro.br/frutas/frutas14.htm

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


One Comment to “Jaca: Uma fruta incoerente.”

  1. Não. É uma fruta da minha infância….. Aaaamo…..

Leave a Reply